Revista Planeta Sindical

Lançada em 2010 a revista Planeta Sindical é um veículo de comunicação que trata prioritariamente das questões ligadas à luta da classe trabalhadora e do movimento sindical por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Direcionada especificamente a todas as formas de lutas dos trabalhadores e do sindicalismo, o objetivo de sua publicação é informar sobre todos os acontecimentos do movimento sindical, fazendo a noticia girar até você leitor, com agilidade e clareza dos fatos. Com matriz em Goiânia e filial em Brasília, é editada pela Via Direta Comunicação e dirigida por experientes jornalistas da área sindical e trabalhista do Estado de Goiás e de Brasília, a revista abrange a cobertura de matérias em nível nacional.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ministério do Trabalho anuncia seminário sobre a Convenção 151

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), vai promover nos dias 09 e 10 de maio, seminário sobre a Convenção 151 da OIT. O evento ocorrerá a partir das 9h no auditório do edifício sede do MTE, na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Térreo, em Brasília.
O seminário, segundo esclarece o MTE, tem como objetivo discutir os principais aspectos da Convenção 151 que trata da proteção ao direito 
de sindicalização, dos procedimentos para definição das condições de emprego nos serviços públicos, além de colocar em debate as questões relativas a “práticas antissindicais” no setor público, com o intuito de definir, ampliar e fortalecer políticas que visam à democratização do Estado brasileiro.
“Nosso objetivo será discutir os principais aspectos para que possamos regulamentação da Convenção 151 da OIT, sobre a proteção do direito de sindicalização e procedimentos de definição das condições de emprego no Serviço Público e questões relativas a práticas antissindicais, a partir das normas da OIT, das experiências de outros países e da própria realidade brasileira.

Fonte: NCST

FESSPUMG oferece assessoria jurídica ao Sind São Miguel

O presidente do Sind São Miguel (Sindicato dos Servidores Públicos de São Miguel do Passa Quatro), Silvio Ricardo de Aleluia, esteve na manhã de hoje ( 7/05) na sede da FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais de Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás) para solicitar o serviço de assessoria jurídica, através do advogado, Mauro Neto, para tratar da negociação do Plano de Carreira Cargos e Salários para os servidores da cidade. 

De acordo com Silvio o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Humberto Batista, têm se mostrado disponível e atento a todas as reivindicações apresentadas pelos servidores públicos. No entanto o presidente do Sind São Miguel destaca a importância da assessoria jurídica da FESSPUMG ao acompanhar o caso. “É muito importante para nós servidores públicos ter o Dr. Mauro Neto acompanhando a nossa situação, mesmo que o prefeito tenha oferecido o seu apoio”, conclui Silvio. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da FESSPUMG / Por Kamilla Gadêlha

Clube do Sindigoiânia realiza campeonato de society todos os sábados

No último sábado (4/05) o clube do Sindigoiânia realizou a 3ª rodada do 32º campeonato de futebol socity.
Os jogos começaram a partir das 9h e a disputa pela melhor colocação foi entre os times SEMIG (Secretaria Municipal da Indústria e Comércio) X SEMEL (Secretaria de Esporte e Lazer) – primeiro jogo e INDEPENDENTE (servidores de Finanças) X Guarda Municipal ( 1ª Regional) – segundo jogo.
DSC_0996O campeonato deste ano contou com a coordenação do diretor de esporte, Nelson França, e a participação de 10 equipes: SEMIC, EDUCAÇÃO, SEMEL, AMT, COMURG, SEMOB, ZOONOSES, GUARDA MUNICIPAL- sendo uma da sede e uma da 1ª Regional e INDEPENDENTE (equipe formada pelos servidores de FINANÇAS).
O último campeão foi à antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje Secretaria de Indústria e Comércio (SEMIG) que luta para conquistar sua segunda vitória.
Para o diretor de esporte, Nelson França, a realização deste campeonato é uma maneira de integrar os associados do Sindigoiânia. “A ideia foi proporcionar diversão e lazer para os filiados e provocar certa proximidade”, explica França.
A ideia acabou dando certo e hoje o campeonato realizado pelo Sindiclube já é considerado tradição. Todos os anos as mesmas Secretarias são presenças confirmadas. Ao fim de cada campeonato o Sindigoiânia oferece uma festa para o time vencedor, a premiação é realizada durante a festa para todos os atletas e participantes.
Neste ano a final do campeonato esta programada para o dia 6 de julho.
“ A cada ano a tendência é tornar o campeonato ainda melhor”, destaca o diretor de recreação, Nelson Borges. Ele explica que a idealização do projeto era integrar os Servidores Públicos e Municipais filiados ao Sindigoiânia. Hoje, o campeonato é cobrado todos os anos, não só pelas secretarias mais pelos torcedores e associados que acompanham os jogos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDIGOIÂNIA / Por Kamilla Gadêlha

Nova Central de Goiás realizou grande festa para o trabalhador

foto jpe festa ncst-go
Os trabalhadores comemoraram o dia 1º de Maio em grande estilo. A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Goiás (NCST-GO) , organizou uma grande festa comemorativa para mais de 100 mil trabalhadores, o evento aconteceu na praça da feira do Parque Amazônia em Goiânia/GO. As emoções do evento deram início a partir das 9hs da manhã. A todo momento os trabalhadores preenchiam os cupons que davam o direito a concorrer diversos prêmios, foram sorteados um carro 0 Km, motos entre outros brindes. Durante todo o dia as pessoas puderam obter alguns atendimentos sociais como emissão de documentos, medição de glicemia, aferição de pressão.
As atrações foram apresentadas pelo jornalista Oloares Ferreira e a Banda de música da guarda municipal de Goiânia abriu o palco do evento com a suas belíssimas apresentações.
Mais a animação começou quando iniciaram os shows com a banda brasiliense Terminal Zero (rock/pop) , o cantor Marcos Mafra (sertanejo universitário), a dupla Pedro Paulo e Matheus, o cantor Mozar Feliciano, os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho, Caju e Castanha. o rapper Gabriel O Pensador e outras atrações de artistas locais.
A grande Festa foi promovida pela Nova Central Sindical (NCST-GO) com o apoio da CSPB (confederação dos servidores Públicos do Brasil), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres(CNTTT). O presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, o vice-presidente da NCST, Omar José Gomes, o secretário-geral da NCST Moacyr Roberto prestigiaram o evento e elogiaram a estrutura e organização da festa do trabalhador, coordenada pela Nova Central de Goiás, Nova Central Nacional e a CSPB.
O Presidente da Nova Central José Calixto declarou o seu orgulho e satisfação em participar da “Festa dos 100 mil” feita em homenagem aos trabalhadores. “Parabéns a todos que participaram e se dedicaram para que esta festa acontecesse. Além disso, estou admirado e orgulhoso com a integração daqueles que se engajaram em um mesmo propósito: as reivindicações por melhores condições de trabalho, a redução da jornada trabalhista, o fim do fator previdenciário em defesa dos trabalhadores brasileiros”.
Para o presidente da Nova Central de Goiás Mauro Zica Júnior, a realização do evento representa o respeito que a Nova Central tem pelo trabalhador, “não medimos esforços para realizar uma festa para os trabalhadores, eles muito contribuem para o crescimento do nosso país e comemorar o seu dia, é mais do que justo, pois são merecedores”.
O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) João Domingos Gomes dos Santos, diz em entrevista, que “o sucesso do evento já era o esperado, os trabalhadores merecem comemorar o seu dia, pois são todos vencedores e nada mais justo que a realização desta grande festa em que se comemora o seu dia”, João finaliza a entrevista parabenizando todos os trabalhadores por essa data.
Lideranças sindicais, municipais, estaduais e demais convidados prestigiaram o evento, estiveram presentes o presidente Nacional da Nova Central José Calixto Ramos, o presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto, o vice-presidente da NCST, Omar José Gomes, o secretário-geral da NCST Moacyr Roberto, o vereador Anselmo Pereira, o deputado estadual Elias Júnior e outros.
A festa do trabalhador se resume em uma única palavra: SUCESSO!
Andrelina Covolo