Revista Planeta Sindical

Lançada em 2010 a revista Planeta Sindical é um veículo de comunicação que trata prioritariamente das questões ligadas à luta da classe trabalhadora e do movimento sindical por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Direcionada especificamente a todas as formas de lutas dos trabalhadores e do sindicalismo, o objetivo de sua publicação é informar sobre todos os acontecimentos do movimento sindical, fazendo a noticia girar até você leitor, com agilidade e clareza dos fatos. Com matriz em Goiânia e filial em Brasília, é editada pela Via Direta Comunicação e dirigida por experientes jornalistas da área sindical e trabalhista do Estado de Goiás e de Brasília, a revista abrange a cobertura de matérias em nível nacional.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Câmara aprova adicional de periculosidade para trabalho em moto

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na manhã da última quarta-feira 11/12, em caráter conclusivo, proposta que inclui as atividades de trabalhadores em motocicletas entre aquelas consideradas perigosas, com direito a adicional de 30% sobre o salário.
O projeto agora seguirá para análise do Senado, a não ser que algum deputado apresente recurso para que seja votado pelo Plenário.
Foi aprovado o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 2865/11, do Senado. O texto original contemplava também profissionais que atuam em serviço comunitário de rua, mas esse ponto foi suprimido no substitutivo.
O relator na CCJ, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), apresentou parecer favorável à proposta, mas fez uma mudança na redação. Em vez de especificar as atividades de mototaxista, motoboy e motofrete, ele preferiu usar no texto a expressão “trabalhador em motocicleta”. Para ele, isso “evitará demandas judiciais de trabalhadores que solicitarão o tratamento isonômico”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

sábado, 14 de dezembro de 2013

Presidente do Sindigoiânia Carlos Alencar participa da reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes da CSPB


O presidente do Sindigoiânia (Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia) Carlos Alencar (Carlão), participou na manhã da última sexta-feira 13/12, da reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes da CSPB. O encontro aconteceu no hotel Umuarama Plaza, localizado a Rua 04, esquina com Rua 6 nº 492 – Setor Central em Goiânia/GO. A reunião foi para definir metas e encaminhamentos para 2014.

Na oportunidade os amigos e companheiros de lutas do Carlão, o ex-presidente da entidade Sinésio Gonçalves Lima, o presidente da FESSPUMG Mauro Zica Júnior e o presidente da CSPB João Domingos declararam total apoio a sua reeleição. Na foto todos demostram claramente grande satisfação para que Carlos Alencar continue sua caminhada a frente do Sindigoiânia.


Na oportunidade os amigos e companheiros de lutas do Carlão, o ex-presidente da entidade Sinésio Gonçalves Lima, o presidente da FESSPUMG Mauro Zica Júnior e o presidente da CSPB João Domingos declararam total apoio a sua reeleição. Na foto todos demostram claramente grande satisfação para que Carlos Alencar continue sua caminhada a frente do Sindigoiânia.

DIRETORIA EXECUTIVA APROVA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO 2014


Homenagens. Assim iniciou a Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva da Nova Central, na manhã desta terça-feira (10/12/13) com ação de respeito para alguns dos companheiros falecidos durante este ano. Para isso os diretores fizeram 1 minuto de silêncio, em especial, ao líder Sul-Africano, Nelson Mandela, ao presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Minas Gerais (FETTROMINAS), José Theodoro, ao diretor adjunto de assuntos da área federal da CSPB, Hélio de Mello entre outros. 

                             


  Seguiram os trabalhos com a apresentação dos novos diretores pertencentes à executiva efetiva da Nova Central: Oswaldo Augusto de Barros, Diretor de Educação e Cultura, Jachson Sena Marques, Diretor de Assuntos de Turismo, Desportos e Lazer, Jairo José da Silva, Diretor de Segurança e Saúde no Trabalho, Luiz Gonzaga de Negreiros, Diretor de Assuntos Parlamentares, Hely Aires da Silva, Diretor de Comunicação Social, Francisco Chagas Costa, Vice-Presidente, Fernando Antônio Borges de Souza, Diretor de Finanças Adjunto, Antônio Diogo dos Santos Filho, Vice-Presidente, Marcelino Alexandre, Diretor de Assuntos Econômicos e o Vice-Presidente, José Reginaldo Inácio.


   “Queremos informar a todos que distribuímos 1 CD contendo o relatório de 2012, e algumas matérias que fazem referência aos assuntos que serão tratados nesta reunião”, lembrou o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos que na ocasião presidiu a mesa de debate. 

  Um vídeo de 3 minutos foi apresentado na sequência, contendo as atividades desenvolvidas nas estaduais durante o ano de 2012 e após a exposição foi aprovado por unanimidade o relatório (2012), juntamente com a prestação de contas da execução orçamentária e financeira e a demonstração da proposta orçamentária para o exercício 2014, feita pela assessoria contábil representada por Maria Elza de Oliveira Pessoa. 

   Algumas intervenções ainda foram feitas ao longo da reunião, sempre no sentido de enriquecer os próximos relatórios e ações futuras. 

“Sinto-me honrado por fazer parte desta diretoria em que impera a transparência e a idoneidade, nos permitindo com isso que possamos confiar no bom trabalho prestado por todos”, ressaltou Negreiros.  

Fonte: Nova Central/Foto: Site Nova Central/Divulgação

A comissão eleitoral do Sindigoiânia que vai conduzir as eleições da entidade no mês de março de 2014 foi constituída com 87,5% dos votos do Conselho de Representantes.

                                              “A luta por objetivos nos fortalece”


O presidente do Sindigoiânia (Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia) e atual candidato a reeleição Carlos Alencar (Carlão), participou na manhã de hoje 11/12, da Reunião Ordinária realizada no clube da entidade. O encontro contou com a presença dos componentes das setoriais e todos aqueles que apoiam a chapa Unicidade-Trabalho e Luta sempre. O objetivo da reunião foi para apresentar as propostas e ideias defendidas pela categoria no qual Carlão também levanta a bandeira na defesa dos mesmos ideais, na ocasião foi eleita a Comissão Eleitoral. Na oportunidade o vice-presidente da entidade Mauro Zica Júnior descreveu toda trajetória de Carlos Alencar a frente do sindicato, onde justificou total apoio ao companheiro de luta a sua reeleição. “ Presenciei inúmeras conquistas, Carlão por toda sua caminhada sempre trabalhou e defendeu a categoria, eu não tenho dúvida que os servidores estão bem representados, e que ele continuará trabalhando firme pelos mesmos propósitos em defender os direitos do Servidor Público Municipal de Goiânia, e é isso que o fortalece para seguir em frente, que venha 2014”, conclui.

A comissão eleitoral do Sindigoiânia que vai conduzir as eleições da entidade no mês de março de 2014 foi constituída com 87,5% dos votos do Conselho de Representantes. Duas chapas foram apresentadas, uma completa proposta pela Associação da Guarda Municipal, Associação do Nível Superior e Associação dos Procuradores e por parte da Diretoria Executiva; e outra chapa incompleta apresentada pela Aspem. Para o Secretário Geral do Sindigoiânia, Lindomar Resente, o Conselho de Representantes do sindicato, demostrou maturidade, espirito democrático, abrindo a todos a possibilidade de participar e indicar seus candidatos.
“Vamos juntos caminhar para a realização de uma eleição limpa e participativa, finaliza”.


Palavras do presidente do Sindigoiânia Carlos Ramos Alencar

Nas grandes jornadas é que conquistamos grandes feitos

Nossa caminhada segue novos caminhos, novas experiências. São pessoas que chegam para nos apresentar suas ideias, que acreditam em nossas metas em prol do Servidor Público Municipal de Goiânia e eu só tenho a agradecer por isso. Por onde ando me surpreendo e acredito que valeu a pena, todos estes anos dedicados ao Sindigoiânia foram validos, tivemos inúmeras conquistas. E isso me alegra e foi um dos principais motivos que me incentiva a continuar caminhando. Quando me deparo com cada abraço, cada aperto de mão, cada apoio selado para que eu continue a frente do Sindigoiania, quando converso com os servidores que pensam num bem comum e lutam pelos mesmos ideais, mais tenho certeza de que vale continuar o nosso trabalho que foi conquistado com muita garra e força de vontade. Representar você Servidor Público Municipal de Goiânia, é uma honra, por você servidor podemos somar todas as conquistas, somos privilegiados porque contamos com a sua amizade e apoio o que nos dá força e motivos para continuarmos trabalhando com dedicação, com seu apoio, é o que me faz sentir mais forte para seguir em frente nas novas jornadas que estão por vir. Continuarei sempre em busca do melhor para a categoria com garra, determinação e comprometimento de fazer cada vez melhor, pois estas sempre foram minhas metas, vamos em frente que a luta continua, conclui.


Sindigoânia - O trabalho que segue

O candidato à reeleição do Sindigoiânia (Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia), atual presidente da entidade, Carlos Ramos Alencar (Carlão), vem trabalhando constantemente para que novas conquistas se concretizem em prol do Servidor Público Municipal de Goiânia. “Muito trabalho vem sendo realizado a frete do sindicato, e esta é nossa marca, sempre trabalhei de forma efetiva no comando da entidade buscando atender a todos os servidores. Minha meta maior para a nova gestão será continuar lutando e trabalhando para garantir os direitos do servidor público municipal, tenho a consciência e a responsabilidade de representar a categoria e é por ela que continuarei a lutar. O Sindigoiânia vive um momento ímpar pela união das forças. Deixando de lado questões menores, se referindo a outra chapa, não vamos debater ofensas e sim vamos mostrar nossas propostas, nossas conquistas e vamos continuar a trabalhar, pois é com trabalho que sigo”, ressalta Carlão.
A maioria dos filiados mostra aprovação da atual diretoria da entidade.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Confederação questiona programa de inspeção e manutenção de veículos de MT

José Osmir Bertazzoni  (Diretor Jurídico da CSPB)
Começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) contra a lei 9.873/ 2.012, que dispõe sobre a criação do programa de inspeção e manutenção de veículos em uso em Mato Grosso. A ação foi protocolada nesta quinta-feira (1º) e está sob relatoria da ministra Rosa Weber.

A entidade alega que o Executivo estadual extrapolou a competência da União sobre o tema. “A lei em questão cuida de normas de trânsito e por isso infringe a Constituição Federal, que reserva à União competência privativa para legislar sobre o tema”, consta da ação, na qual a confederação observa que os programas de inspeção e manutenção de veículos em uso -- organizados por estados e municípios -- devem seguir critérios estabelecidos pela União.

De acordo com a entidade, as inspeções não podem ser realizadas por empresas concessionárias e pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), conforme previsto na lei questionada, porque se trata de poder de polícia. As inspeções e emissão de certificação dos veículos são tarefas do departamento estadual de trânsito (Detran-MT), segundo a ADI. “A autarquia tem totais condições de estruturar a fiscalização, já que, no exercício de 2012, arrecadou mais de R$ 1 milhão por dia de funcionamento”.

“A rotina estabelecida pelo programa estadual constitui típico exercício do poder de polícia e esta tem matéria reservada à União, não podendo o estado de Mato Grosso prever a delegação da fiscalização e inspeção à Sema e menos ainda a organismo privado”, consta da ADI, em que se considera também a cobrança de tarifas dos cidadãos pelo exercício do poder de polícia.

Tráfico de influência

No processo, a entidade diz que os critérios para credenciamento de empresas (de vistoria) junto ao departamento nacional de trânsito (Denatran) não estão claros, pois a maioria dos sócios tem alguma ligação com políticos locais.

Em Mato Grosso, conforme a ADI, “é possível constatar que, apesar de algumas empresas estarem com seus credenciamentos vencidos, há sócios que são parentes de deputado estadual e de servidores em cargos comissionados do Detran ou que estão respondendo a processos por crimes contra a administração pública”.

“Isso faz com que pairem dúvidas quanto à existência de eventual tráfico de influência para o credenciamento tanto no Denatran quanto futuramente junto ao próprio Detran-MT. Caso a lei em questão seja regulamentada, certamente tais empresas poderão solicitar a renovação de seus credenciamentos”, consta da ADI.

Pedidos

A confederação, que representa servidores públicos civis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis federal, estadual e municipal, está pedindo medida cautelar para suspender, até o final do julgamento da ADI, a validade, vigência e eficácia da lei. E, no mérito, quer a declaração de inconstitucionalidade. O sindicato dos servidores do Detran-MT solicitou providências à CSPB, daí o processo.


Fonte: OLHAR JURÍDICO


Encontro Latino- Americano de Trabalhadores Municipais no Brasil

O Congresso Latino-Americano de Trabalhadores Municipais organizado pela Internacional dos Serviços Públicos (ISP), pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e pela Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Confetam), será realizado em Luziânia- GO, nos dias 5, 6 e o encerramento na manhã do dia 7 de agosto. 

O encontro irá debater os principais temas relacionados ao serviço público nos países latino-americanos e irá definir um plano de ação coletivo que contemple o atendimento às demandas dos servidores públicos nos países latinos. 

Transmissão ao vivo pelo Portal da CSPB A abertura do evento será transmitida ao vivo pelo portal da CSPB no dia 05 de agosto à partir das 09h00. Logo em seguida, às 10h00, a transmissão segue com a palestra “Situação política e econômica na América Latina” por Victor Baez. 

Fonte: SECOM/CSPB 


FESSPUMG REALIZA EM PARCERIA COM SINDMATRINCHÃ PALESTRA SOBRE OS TEMAS SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás) em nome do seu presidente Mauro Zica Júnior, na preocupação com a qualidade de vida dos servidores públicos e de todos os trabalhadores , realizou no dia 26 de Julho em Matrinchã-Go, palestra sobre Saúde e Segurança do Trabalho. A palestra foi ministrada pela Técnica em Segurança do Trabalho, Marcilene Santos Coelho, devidamente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, MTE-GO 4945.

A palestra teve como finalidade orientar as atividades desenvolvidas pelos servidores públicos, como a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como identificar, avaliar e controlar situações de riscos, atos e condições inseguras, no intuito de proteger a integridade física do servidor, proporcionando assim, um ambiente mais saudável e seguro.

A palestrante Marcilene destacou a importância e a
responsabilidade da prefeitura em fornecer o EPI (Equipamento de Proteção Individual) ao servidor público. A Técnica relatou que o EPI é um Equipamento destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Ao final da palestra Marcilene Santos Coelho orientou a todos se houver dúvida, que não fique calado, procure seu encarregado ou Técnico de Segurança, não resolvendo procure seu sindicato.

Para o assessor sindical, Luciano Gomes, a realização do Seminário foi de suma importância, pois assim é possível conscientizar o Servidor Público nos cuidados de prevenir contra acidentes de trabalho, sendo esta a maior preocupação da FESSPUMG. Na oportunidade Luciano parabenizou o presidente do SINDMATRINCHÃ, Antônio Pereira, na organização do Seminário.

CENTRAIS DECIDEM INTENSIFICAR MOBILIZAÇÃO PARA ATOS CONTRA TERCEIRIZAÇÃO

Em reunião no dia (29/07), as centrais sindicais decidiram intensificar as ações para as manifestações que serão realizadas no próximo dia 6 de agosto. A orientação é para que as entidades façam mobilizações em frente as federações e as confederações patronais posicionando-se contra o projeto de lei 4330/2004 (que amplia a terceirização).

O PL 4330/2004 em tramitação no Congresso Nacional, relatado pelo deputado Arthur Maia, altera a legislação trabalhista possibilitando que as empresas também terceirizem a mão de obra para as atividades consideradas como fim, que são as que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. A legislação atual proíbe este tipo de prática, só admitida em situações específicas e justificadas, de forma não continuada e quando não podem ser atendidas por profissionais do próprio quadro da empresa.

Os representantes das centrais decidiram também que 30 de agosto será o “Dia de Paralisação em todo o País", caso o governo federal não cumpra a pauta trabalhista entregue pelos trabalhadores no dia 6 de março deste ano. Entre as reivindicações estão o fim do fator previdenciário e redução da jornada, sem redução de salários e contra o PL 4330/2004.

É de extrema importância uma ampla e efetiva participação de todos nessas mobilizações, demonstrando a unidade dos trabalhadores contra mais este flagrante ataque aos já fragilizados direitos trabalhistas.

Pela diretoria,

JOSÉ CALIXTO RAMOS
Presidente - NOVA CENTRAL

Encontro Latino- Americano e BRICS no Brasil

Confira a programação:
04 de Agosto

Chegada dos participantes e traslado à CNTI

05 de Agosto

9h – Abertura, introdução e boas vindas: Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (CONFETAM), Internacional de Serviços Públicos (ISP)
10h – A situação política e econômica na América Latina: os desafios sindicais
11h – intervalo
11h15 – Continuação do debate sobre situação política da América Latina
12h30 – Almoço
14h30 – Plano de Ação aprovado em 2012 em Buenos Aires: balanço e perspectivas
15h30 – Plano de Ação Mundial da ISP para o setor Municipal – conclusões de Durban e propostas para 2013/2014
16h30 – Intervalo
16h45 – As organizações de prefeitos da América Latina: como estabelecer alianças
18h – Conclusão dos trabalhos do dia

06 de Agosto

9h – A experiência de negociação coletiva em Governos Locais da União Europeia: atualizações diante da crise econômica.
10h – Boas práticas em negociação coletiva nos Governos Locais das Américas
11h – Intervalo
11h15 – Política de gênero e a promoção da igualdade de oportunidades na ISP, e a organização dos trabalhadores/as municipais.
12h30 – Almoço
14h30 – Preparando-se para a Reunião Bipartite com OIT e Governos.
Direitos sindicais para o Setor Municipal: as Convenções 151 e 154 da OIT
16h – Intervalo
16h15 – Continuação da sessão anterior: Reunião Bipartite com OIT e Governos; direitos sindicais para o setor municipal – Convenções 151 e 154 da OIT
17h30 – Conclusão dos trabalhos do dia

07 de Agosto

9h – Plano de Ação até 2014 e conclusão sobre a estrutura de municipais na região
11h – Nomeação dos responsáveis pelos trabalhos aprovados
12h – Conclusão dos trabalhos e saída para a reunião bipartite da OIT

Programação do Ciclo de Debates BRICS

08 de Agosto

19h – Abertura solene

09 de Agosto

9h – A Formação do BRICS e desafios frente à globalização
10h – Debates
11h – Pausa
11h20 – O sindicalismo no setor público na Índia e desafios frente à globalização
11h30 – Debates
12h20 – Almoço
14h30 – O sindicalismo no setor público na África do Sul e desafios frente à globalização
15h – Debates
15h30 – Pausa
15h50 – O sindicalismo no setor público na Rússia e desafios frente à globalização
16h20 – Debates
16h50 – Balanço das três primeiras apresentações
17h30 – Fim dos trabalhos do dia
20h – Apresentação cultural

10 de Agosto

9h – O sindicalismo no setor público na China e desafios frente à globalização
9h30 – Debates
10h – O sindicalismo no setor público no Brasil e desafios frente à globalização
10h45 – Debates
11h30 – Pausa
11h50 – Balanço das duas apresentações finais
12h – A ISP e a construção de um mundo mais justo – principais
bandeiras de luta
12h30 – Almoço
14h30 – Desafios econômicos do mundo atual
15h30 – Pausa
15h50 – Sessão final: balanço do seminário e perspectivas de continuidade do Ciclo de Debates
17h – Conclusão dos trabalhos

FETASP/PB vai ao sertão paraibano discutir a organização sindical no Estado

A Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos do Estado da Paraíba (FETASP-PB), representada pelo presidente Fernando Borges e por seu diretor financeiro Uyramir Veloso, se fez presente durante três dias em vários municípios do sertão paraibano, conversando com prefeitos, secretários e dirigentes sindicais, objetivando estreitar laços de amizades, visando a política de organização sindical no estado da Paraíba

Em Cajazeiras, os representantes da entidade, acompanhados de presidentes dos sindicatos das cidades de Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Bonsucesso e Riacho dos Cavalos, reuniram-se em audiência com o vice-prefeito Francisco Gomes de Araújo Júnior e os secretários municipais de Administração e Articulação Política, respectivamente, Rogério Silva de Oliveira e Antônio Moacir Leite de Menezes Filho, além do representante regional da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Francisco Sávio Gomes.
Na ocasião, o presidente da FETASP-PB, Fernando Borges discutiu diversos assuntos que dizem respeito ao trabalhador municipal, com destaques para negociações coletivas entre servidores púbicos e governantes, bem como fez ver que a entidade, a partir de agora, estará mais próximo dos representantes municipais discutindo direitos e deveres dos trabalhadores em serviços públicos. “Certamente uma das diferenças marcantes da nossa gestão é que à Federação se incorpora às reivindicações específicas de todos os servidores das prefeituras do estado, através de uma ação mais globalizada com os servidores municipais”, finalizou.

Com o mesmo objetivo, à FETASP foi recebida pela secretária da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano - AMASP, que colocou-se à disposição para encaminhar o pleito da entidade junto aos prefeitos, através da sua presidente e prefeita de Cajazeiras, Francisca Denise Albuquerque, que se encontrava em atividade política no município de Boqueirão. Na reunião, Fernando Borges, manifestou o interesse em uma conversa pessoal com o comando regional da representação da Associação para discutir com os prefeitos ações que pudessem agregar uma política de negociação junto aos sindicatos e esses agentes políticos, mas, lembrou que no município onde não existir o sindicato, a lei determina que a federação estadual da categoria profissional ou econômica, possa representar os interesses individuais ou coletivos, administrativa e judicialmente, por isso, a sua visita na busca de conciliar interesses que beneficiem as partes, ressaltou.

ENTREVISTA

O presidente da FETASP-PB, em sua visita na região do alto sertão da Paraíba, concedeu entrevistas na Nova Rádio Centro, em Cajazeiras, onde foi entrevistado pelo radialista Everton Pereira. Fernando Borges falou do passe livre e das manifestações que esse segmento estudantil iniciou pelo Brasil, despertando, mais uma vez, o espírito do exercício da cidadania nos brasileiros e permitindo aos políticos reflexão sobre os mandatos que exercem e suas eficiências no trato da ação política em favor das demandas da sociedade, “Nós já conhecíamos algumas das reivindicações do Passe Livre, e concordamos com a maioria delas, por isso a Fetasp-PB vai procurar estar sempre dialogando também com esses levantes”, explicou. 

Abordado sobre os pleitos dos servidores públicos estaduais, o presidente falou que a entidade está preparando uma proposta para audiência com o governador Ricardo Coutinho, onde apresentará um estudo contendo correção de questões específicas dos planos de cargos ligados a polícia civil, agentes penitenciários, Instituto de Metrologia, Suplan, Der, Detran, Ipep e Saúde, além dos demais servidores que compõem os cargos administrativos e técnicos da administração centralizada, onde não haja achatamento dos mesmos vinculados a estrutura do piso do salário mínimo, o qual servirá de base para definir a relação salarial dos demais cargos da estrutura do estado, disse.

Demonstrando cautela ao tratar do programa “Mais Médicos” do Governo Federal, o qual propõe a importação de médicos estrangeiros para atuar nas áreas mais carentes do país, Fernando falou que o ideal seria garantir melhores condições de trabalho para os médicos brasileiros, mas não era contrário ao REVALIDA, que representa a revalidação de diplomas médicos, obrigatório para os estrangeiros. Todos sabem que é preciso corrigir questões ligadas a estrutura na qualidade de saúde e condições dignas do trabalho médico e isso não é feito, muito pelo contrário, cada dia vê-se um serviço precário tornar-se ineficiente pela falta de gerenciamento e responsabilidade da maioria dos governos, como o caso do SUS - sistema Único de Saúde, afirmou.
Fernando adiantou que a organização sindical em todos ao níveis estarão amparados pela FETASP, para fazer a defesa individual ou coletiva dos servidores públicos e traçou um perfil de sua gestão à frente da federação.

Fonte: Site da FETASP/PB / Assessoria de Comunicação
Marcos Lima/Fotos J. Valdevino



segunda-feira, 29 de julho de 2013

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO É CRIME

O assédio moral no ambiente do trabalho não é um fenômeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. Há a necessidade de conscientização da vítima e do agressor(a), bem como a identificação das ações e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propício a gerar produtividade.

Assédio moral

É toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude, etc.) que, intencional e freqüentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

As condutas mais comuns, dentre outras, são:

*instruções confusas e imprecisas ao(à) trabalhador(a);

*dificultar o trabalho;

*atribuir erros imaginários ao(à) trabalhador(a);

*exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes;

*sobrecarga de tarefas;

*ignorar a presença do(a) trabalhador(a), ou não cumprimentá- lo(a) ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente;

*Fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao(à) trabalhador(a) em público;

*impor horários injustificados;

*retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho;

*agressão física ou verbal, quando estão sós o(a) assediador(a) e a vítima;

*revista vexatória;

*restrição ao uso de sanitários;

*ameaças;

*insultos;

*isolamento.

Não se cale, DENUNCIE.



Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Centrais preparam Dia Nacional de Greves e Paralisações



Representantes das centrais sindicais se reuniram na manhã desta segunda-feira (29/07), em São Paulo, na sede da UGT, para encaminhar os preparativos para o calendário de mobilizações do Dia Nacional de Greves e Paralisações, que acontece no dia 30 de agosto.

O calendário construído pelas centrais inclui ainda a realização de atos e protestos no dia 06 de agosto contra a terceirização nas portas das federações patronais em todas as capitais do Brasil e também nas confederações de empresários (CNI, CNC, CNC). O objetivo é pressionar os empresários a retirar da pauta da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização da mão de obra, precarizando ainda mais as relações e as condições de trabalho.

Os atos foram marcados para este dia porque, no dia 5, terminam as negociações da Mesa Quadripartite, que reúne trabalhadores, empresários, governo e deputados federais, que está discutindo alterações no texto do PL da terceirização. Na mesa, a bancada dos trabalhadores está tentando alterar o texto para proteger os direitos dos trabalhadores, mas há muita resistência da bancada patronal.


Dia Nacional de Greves e Paralisação

Já no dia 30 de agosto, a grande mobilização nacional inclui a promoção de greves e paralisações parciais e totais realizadas pelas diversas categorias.

Para Wagner Gomes, presidente nacional da CTB, é fundamental que os dirigentes tenham em mente a importância da mobilização nos estados para fortalecer as duas atividades e mostrar que os trabalhadores continuarão nas ruas em defesa de seus direitos.

“Ficou claro para o Congresso Nacional e para o governo que é preciso atender a pauta da classe trabalhadora", afirmou Wagner Gomes, que falou sobre o poder que a unidade das centrais representa e sobre o calendário de mobilizações definido e aprovado na reunião dos sindicalistas. “As centrais sindicais têm unidade na defesa da classe trabalhadora. E pela conquista dos itens da pauta de reivindicações que entregamos para o governo e para o Congresso, vamos até o fim”, concluiu o dirigente.

Na pauta de reivindicações, os pontos unificados pelas centrais incluem o fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a Saúde; 10% do PIB para a Educação; redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; valorização das Aposentadorias; transporte público e de qualidade; reforma agrária; mudanças nos Leilões de Petróleo e rechaço ao PL 4330, sobre terceirização.

Fonte: Portal CTB

Seminário: O Papel das Carreiras de Estado na Reforma Política

"Transparência, controle social e combate à corrupção" é o tema central do Seminário “O Papel das Carreiras de Estado na Reforma Política”, que será realizado no próximo dia 7 de agosto no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Assunto em voga na mídia nos últimos dias, o Fórum das Carreiras de Estado também quer dar sua contribuição sobre a reforma política. “Transparência, controle social e combate à corrupção” é o tema central do Seminário “O Papel das Carreiras de Estado na Reforma Política”, que será realizado no próximo dia 7 de agosto no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O objetivo do Fonacate é reunir especialistas no tema, parlamentares, servidores públicos, acadêmicos e a sociedade civil para definir os principais tópicos que as Carreiras de Estado devem apoiar na reforma política.

O evento contará com palestrantes como Simeon Nichter (Professor da Universidade da Califórnia em San Diego); Márlon Reis (Juiz de Direito e Membro do Comitê Nacional do MCCE); Roberto Pires (Cientista político e ex-coordenador de estudos sobre Estado e Democracia do Ipea); Jerri Eddie Xavier Coelho (Secretário de Controle Interno da Presidência da República); deputado federal João Dado (PDT/SP); e Juarez Freitas (Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Jurista).

Fonte: Febrafite

Ministro defende veto que mantém multa extra de 10% do FGTS

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu ontem a manutenção da multa adicional de 10% do FGTS paga por empresas em caso de demissões sem justa causa. 

Dias afirmou que “boa parte” desse valor é destinado a projetos sociais como o Minha Casa, Minha Vida, principal programa habitacional do governo federal.

“O projeto ainda tem alcance social muito grande e, oportunamente, em um momento correto, o governo brasileiro entenderá que deve ser encerrado a cobrança desse adicional”, disse. Dias afirmou que o Ministério do Trabalho foi consultado e opinou pelo veto, ou seja, pela manutenção da multa adicional.

Fonte: Gazeta do Povo

Trabalhadores debatem questões do setor público no BRICS e na América Latina

As questões fundamentais do setor público nos países que compõem o BRICS; a situação política e econômica na América Latina, os desafios sindicais e serviços municipais; e as Convenções 151 e 154 serão temas de três eventos internacionais, a serem realizados em conjunto pela ISP, OIT, CSPB, Condsef e Confetam, no período de 4 a 10 de agosto, em Brasília e Luziânia (GO). As questões fundamentais do setor público nos países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China a África do Sul – serão discutidas em Ciclo de Debates a ser realizado em conjunto pela Internacional de Serviços Públicos - ISP, Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - Condsef, de 8 a 10 de agosto próximo, em Brasília e Luziânia (GO) .

O debate dará sequência ao Encontro Latino-americano de Trabalhadores (as) Municipais, promovido pela ISP Américas, CSPB e Confetam; e ao seminário internacional da Organização Internacional do Trabalho - OIT Brasil sobre as Convenções 151 e 154, com reunião bipartite – trabalhadores e governos. A secretária-geral da ISP Mundial, Rosa Pavanelli, entre outras lideranças da América Latina, Europa, Ásia e África do Sul serão palestrantes nos eventos.

A Formação do BRICS e os desafios frente à globalização; O sindicalismo no setor público no Brasil, na Rússia, na Índia, na China e na África do Sul e os desafios frente à globalização; A ISP e a construção de um mundo mais justo - principais bandeiras de luta serão os temas principais do debate. A proposta das entidades é que esta seja a primeira etapa para novos debates entre representantes dos trabalhadores do setor público, a serem realizados nos demais países que compõem o bloco, visando a aproximação no conhecimento e troca de experiências sindicais.

“O modelo de Estado se modificou completamente nas últimas décadas. Com a economia mundial globalizada, o mundo se organiza em blocos geopolíticos, econômicos e sociais muito distintos, geralmente formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais e/ou comerciais. No campo governamental e corporativo já acontecem ações importantes no sentido de harmonizar procedimentos que incentivam a interação desses países, já com contornos próximos de um bloco econômico. E não tenho visto essa correspondência de modelo na administração pública e também no modelo de organização sindical”, ressalta o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, ao justificar a necessidade e urgência do debate entre os trabalhadores desses países.

As entidades avaliam que a influência dos acordos internacionais dos bancos e das empresas é muito grande, portanto, se os problemas têm origem na sua maior parte nas instâncias internacionais, a busca de soluções exige também ação internacional. “Para que haja futuro – e futuro promissor – é preciso fazer avançar também as relações mútuas entre os movimentos sindicais e sociais desses países”, avalia Jocelio Drumonnd, secretário regional da ISP para as Américas.

Segundo João Domingos, as representações dos servidores têm como desafio criar um conceito de Estado que corresponda à realidade mundial. “Não podemos participar da realidade da globalização só pelos aspectos dos interesses dos entes governamentais e patronais. Falta um modelo de Estado que seja proposto pelos usuários do serviço público, em conjunto com aqueles que tocam o serviço público, que são os servidores. Esse desafio exige que proponhamos e desenvolvamos um novo projeto ideopolítico para unificar a luta dos servidores públicos brasileiros, latino-americanos e mundiais, inclusive, mas que também traga consigo um novo modelo econômico e social, que reflita esse novo modelo de Estado”.

João Domingos destaca que os entes governamentais não se interessam em propor um modelo de Estado que atenda ao mesmo tempo à modernidade de um mundo globalizado e também às necessidades de melhor distribuição de renda, de forma que a população, especialmente os trabalhadores, se beneficie mais do desenvolvimento tecnológico. “Nossa grande utopia é de um mundo sem fronteiras, sem barreiras geográficas”, afirma.

Blocos econômicos - Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos, criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Eles adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Geralmente, são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais e/ou comerciais. Economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos.

Diante das atratividades do desenvolvimento econômico do Brasil, da Rússia, da Índia e da China, em 2001, surgiu a expressão BRIC, para identificar os novos países industrializados. Mais tarde, acrescentou-se o S da África do Sul, transformando-se a conformação em uma realidade geopolítica no mundo atual, com aproximações entre as diplomacias respectivas e as tentativas de coordenação entre as políticas econômicas.

São, em geral, países com grandes áreas e grandes populações, capazes de apresentar em condições e ritmos diferentes algumas semelhanças no desempenho econômico, na industrialização e nas vantagens oferecidas aos investidores, às voltas com as dificuldades econômicas e sociais dos países ricos e desenvolvidos. No campo governamental e corporativo já acontecem ações importantes no sentido de harmonizar procedimentos que incentivam a interação destes países, já com contornos próximos de um bloco econômico.

O seminário do BRICS segue a programação iniciada com a realização da 1ª Conferência Sindical Internacional da CSPB, em junho de 2009, quando cerca de 500 lideranças de 30 países discutiram sobre os impactos da crise mundial no Brasil e na América Latina; a realidade dos serviços e dos servidores públicos nos planos mundial, continental e regional; e os reflexos do processo de unidade do movimento sindical internacional na América Latina e Brasil.

“Os problemas do Brasil, em sua maioria, não nascem no Brasil, eles vêm como resultado do modelo de globalização adotado. A influência dos acordos internacionais dos bancos e das empresas é muito grande, portanto, nossos problemas têm origem na sua maior parte nas instâncias internacionais e a busca de soluções que interessam aos trabalhadores exige também ação internacional”, ressaltou Jocelio Drumonnd, durante a Conferência.


Fonte: SECOM/CSPB/Foto: Julio Fernandes

Encontro Latino- Americano e BRICS

Confira a programação:

04 de Agosto

Chegada dos participantes e traslado à CNTI

05 de Agosto

9h – Abertura, introdução e boas vindas: Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (CONFETAM), Internacional de Serviços Públicos (ISP)
10h – A situação política e econômica na América Latina: os desafios sindicais
11h – intervalo
11h15 – Continuação do debate sobre situação política da América Latina
12h30 – Almoço
14h30 – Plano de Ação aprovado em 2012 em Buenos Aires: balanço e perspectivas
15h30 – Plano de Ação Mundial da ISP para o setor Municipal – conclusões de Durban e propostas para 2013/2014
16h30 – Intervalo
16h45 – As organizações de prefeitos da América Latina: como estabelecer alianças
18h – Conclusão dos trabalhos do dia

06 de Agosto

9h – A experiência de negociação coletiva em Governos Locais da União Europeia: atualizações diante da crise econômica.
10h – Boas práticas em negociação coletiva nos Governos Locais das Américas
11h – Intervalo
11h15 – Política de gênero e a promoção da igualdade de oportunidades na ISP, e a organização dos trabalhadores/as municipais.
12h30 – Almoço
14h30 – Preparando-se para a Reunião Bipartite com OIT e Governos.
Direitos sindicais para o Setor Municipal: as Convenções 151 e 154 da OIT
16h – Intervalo
16h15 – Continuação da sessão anterior: Reunião Bipartite com OIT e Governos; direitos sindicais para o setor municipal – Convenções 151 e 154 da OIT
17h30 – Conclusão dos trabalhos do dia

07 de Agosto

9h – Plano de Ação até 2014 e conclusão sobre a estrutura de municipais na região
11h – Nomeação dos responsáveis pelos trabalhos aprovados
12h – Conclusão dos trabalhos e saída para a reunião bipartite da OIT

Programação do Ciclo de Debates BRICS

08 de Agosto

19h – Abertura solene

09 de Agosto

9h – A Formação do BRICS e desafios frente à globalização
10h – Debates
11h – Pausa
11h20 – O sindicalismo no setor público na Índia e desafios frente à globalização
11h30 – Debates
12h20 – Almoço
14h30 – O sindicalismo no setor público na África do Sul e desafios frente à globalização
15h – Debates
15h30 – Pausa
15h50 – O sindicalismo no setor público na Rússia e desafios frente à globalização
16h20 – Debates
16h50 – Balanço das três primeiras apresentações
17h30 – Fim dos trabalhos do dia
20h – Apresentação cultural

10 de Agosto

9h – O sindicalismo no setor público na China e desafios frente à globalização
9h30 – Debates
10h – O sindicalismo no setor público no Brasil e desafios frente à globalização
10h45 – Debates
11h30 – Pausa
11h50 – Balanço das duas apresentações finais
12h – A ISP e a construção de um mundo mais justo – principais bandeiras de luta
12h30 – Almoço
14h30 – Desafios econômicos do mundo atual
15h30 – Pausa
15h50 – Sessão final: balanço do seminário e perspectivas de continuidade do Ciclo de Debates
17h – Conclusão dos trabalhos


terça-feira, 7 de maio de 2013

Ministério do Trabalho anuncia seminário sobre a Convenção 151

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), vai promover nos dias 09 e 10 de maio, seminário sobre a Convenção 151 da OIT. O evento ocorrerá a partir das 9h no auditório do edifício sede do MTE, na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Térreo, em Brasília.
O seminário, segundo esclarece o MTE, tem como objetivo discutir os principais aspectos da Convenção 151 que trata da proteção ao direito 
de sindicalização, dos procedimentos para definição das condições de emprego nos serviços públicos, além de colocar em debate as questões relativas a “práticas antissindicais” no setor público, com o intuito de definir, ampliar e fortalecer políticas que visam à democratização do Estado brasileiro.
“Nosso objetivo será discutir os principais aspectos para que possamos regulamentação da Convenção 151 da OIT, sobre a proteção do direito de sindicalização e procedimentos de definição das condições de emprego no Serviço Público e questões relativas a práticas antissindicais, a partir das normas da OIT, das experiências de outros países e da própria realidade brasileira.

Fonte: NCST

FESSPUMG oferece assessoria jurídica ao Sind São Miguel

O presidente do Sind São Miguel (Sindicato dos Servidores Públicos de São Miguel do Passa Quatro), Silvio Ricardo de Aleluia, esteve na manhã de hoje ( 7/05) na sede da FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais de Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás) para solicitar o serviço de assessoria jurídica, através do advogado, Mauro Neto, para tratar da negociação do Plano de Carreira Cargos e Salários para os servidores da cidade. 

De acordo com Silvio o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Humberto Batista, têm se mostrado disponível e atento a todas as reivindicações apresentadas pelos servidores públicos. No entanto o presidente do Sind São Miguel destaca a importância da assessoria jurídica da FESSPUMG ao acompanhar o caso. “É muito importante para nós servidores públicos ter o Dr. Mauro Neto acompanhando a nossa situação, mesmo que o prefeito tenha oferecido o seu apoio”, conclui Silvio. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da FESSPUMG / Por Kamilla Gadêlha

Clube do Sindigoiânia realiza campeonato de society todos os sábados

No último sábado (4/05) o clube do Sindigoiânia realizou a 3ª rodada do 32º campeonato de futebol socity.
Os jogos começaram a partir das 9h e a disputa pela melhor colocação foi entre os times SEMIG (Secretaria Municipal da Indústria e Comércio) X SEMEL (Secretaria de Esporte e Lazer) – primeiro jogo e INDEPENDENTE (servidores de Finanças) X Guarda Municipal ( 1ª Regional) – segundo jogo.
DSC_0996O campeonato deste ano contou com a coordenação do diretor de esporte, Nelson França, e a participação de 10 equipes: SEMIC, EDUCAÇÃO, SEMEL, AMT, COMURG, SEMOB, ZOONOSES, GUARDA MUNICIPAL- sendo uma da sede e uma da 1ª Regional e INDEPENDENTE (equipe formada pelos servidores de FINANÇAS).
O último campeão foi à antiga Secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje Secretaria de Indústria e Comércio (SEMIG) que luta para conquistar sua segunda vitória.
Para o diretor de esporte, Nelson França, a realização deste campeonato é uma maneira de integrar os associados do Sindigoiânia. “A ideia foi proporcionar diversão e lazer para os filiados e provocar certa proximidade”, explica França.
A ideia acabou dando certo e hoje o campeonato realizado pelo Sindiclube já é considerado tradição. Todos os anos as mesmas Secretarias são presenças confirmadas. Ao fim de cada campeonato o Sindigoiânia oferece uma festa para o time vencedor, a premiação é realizada durante a festa para todos os atletas e participantes.
Neste ano a final do campeonato esta programada para o dia 6 de julho.
“ A cada ano a tendência é tornar o campeonato ainda melhor”, destaca o diretor de recreação, Nelson Borges. Ele explica que a idealização do projeto era integrar os Servidores Públicos e Municipais filiados ao Sindigoiânia. Hoje, o campeonato é cobrado todos os anos, não só pelas secretarias mais pelos torcedores e associados que acompanham os jogos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDIGOIÂNIA / Por Kamilla Gadêlha

Nova Central de Goiás realizou grande festa para o trabalhador

foto jpe festa ncst-go
Os trabalhadores comemoraram o dia 1º de Maio em grande estilo. A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Goiás (NCST-GO) , organizou uma grande festa comemorativa para mais de 100 mil trabalhadores, o evento aconteceu na praça da feira do Parque Amazônia em Goiânia/GO. As emoções do evento deram início a partir das 9hs da manhã. A todo momento os trabalhadores preenchiam os cupons que davam o direito a concorrer diversos prêmios, foram sorteados um carro 0 Km, motos entre outros brindes. Durante todo o dia as pessoas puderam obter alguns atendimentos sociais como emissão de documentos, medição de glicemia, aferição de pressão.
As atrações foram apresentadas pelo jornalista Oloares Ferreira e a Banda de música da guarda municipal de Goiânia abriu o palco do evento com a suas belíssimas apresentações.
Mais a animação começou quando iniciaram os shows com a banda brasiliense Terminal Zero (rock/pop) , o cantor Marcos Mafra (sertanejo universitário), a dupla Pedro Paulo e Matheus, o cantor Mozar Feliciano, os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho, Caju e Castanha. o rapper Gabriel O Pensador e outras atrações de artistas locais.
A grande Festa foi promovida pela Nova Central Sindical (NCST-GO) com o apoio da CSPB (confederação dos servidores Públicos do Brasil), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres(CNTTT). O presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, o vice-presidente da NCST, Omar José Gomes, o secretário-geral da NCST Moacyr Roberto prestigiaram o evento e elogiaram a estrutura e organização da festa do trabalhador, coordenada pela Nova Central de Goiás, Nova Central Nacional e a CSPB.
O Presidente da Nova Central José Calixto declarou o seu orgulho e satisfação em participar da “Festa dos 100 mil” feita em homenagem aos trabalhadores. “Parabéns a todos que participaram e se dedicaram para que esta festa acontecesse. Além disso, estou admirado e orgulhoso com a integração daqueles que se engajaram em um mesmo propósito: as reivindicações por melhores condições de trabalho, a redução da jornada trabalhista, o fim do fator previdenciário em defesa dos trabalhadores brasileiros”.
Para o presidente da Nova Central de Goiás Mauro Zica Júnior, a realização do evento representa o respeito que a Nova Central tem pelo trabalhador, “não medimos esforços para realizar uma festa para os trabalhadores, eles muito contribuem para o crescimento do nosso país e comemorar o seu dia, é mais do que justo, pois são merecedores”.
O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) João Domingos Gomes dos Santos, diz em entrevista, que “o sucesso do evento já era o esperado, os trabalhadores merecem comemorar o seu dia, pois são todos vencedores e nada mais justo que a realização desta grande festa em que se comemora o seu dia”, João finaliza a entrevista parabenizando todos os trabalhadores por essa data.
Lideranças sindicais, municipais, estaduais e demais convidados prestigiaram o evento, estiveram presentes o presidente Nacional da Nova Central José Calixto Ramos, o presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto, o vice-presidente da NCST, Omar José Gomes, o secretário-geral da NCST Moacyr Roberto, o vereador Anselmo Pereira, o deputado estadual Elias Júnior e outros.
A festa do trabalhador se resume em uma única palavra: SUCESSO!
Andrelina Covolo





sexta-feira, 19 de abril de 2013

Divulgação da Festa dos 100 mil Trabalhadores – 1 º de Maio dia do Trabalhador 2013 - Goiânia/GO

A equipe de divulgação da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Goiás (NCST-GO), estão percorrendo em diversos locais distribuindo cupons que darão direito a concorrer a vários prêmios que serão sorteados durante a realização da festa em comemoração ao dia do Trabalhador , festa esta, que será realizada no dia 1º de Maio na praça da feira do Parque Amazônia em Goiânia - GO .

Equipe de divulgação: Emanuelle Moreira, Eder, Irondina e Leonardo Henrique Sousa

Realização: NCST-GO

Trabalhador participe e busque os cupons

Mais informações sobre a festa, entre em contato na Nova Central de Trabalhadores de Goiás ( NCST-GO).

Local - Rua 86, n° 497 – Setor Sul Goiânia, Goiás / Fone: (62) 3225-3050 / ncstgo@gmail.com



Andrelina Covolo

Mauro Zica Júnior participa da reunião mundial da ISP


O presidente da FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás) e também da Nova Central em Goiás (NCST-GO) participou na manhã de hoje (18/04) da reunião mundial da ISP (Internacional dos Serviços Públicos) em Washington, D.C. (Distrito de Colúmbia).

Na ocasião, foram debatidos os seguintes assuntos: a extinção do trabalho escravo e infantil; as demissões imotivadas e a garantia de direitos trabalhistas dos trabalhadores da América Latina e Caribe.

Mauro esteve com o diretor executivo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ricardo de Medeiros, e durante a reunião ele ( Ricardo) que também representa o Governo Brasileiro e do Suriname solicitou a inclusão de causas trabalhistas nos contratos de empréstimos do BID com os países americanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FESSPUMG/Por Kamilla Gadêlha

NCST-GO compra as motos que serão sorteadas no dia 1º de maio durante a Festa do Trabalhador




Na tarde do dia (17/04) a Nova Central em Goiás (NCST-GO) esteve na Moto Aires (Concessionária autorizada HONDA) para fazer a compra das motos que serão sorteadas no dia 1º de maio na Festa do Trabalhador que pretende reunir 100 mil trabalhadores na praça.
O sorteio acontecerá durante a festa. Qualquer trabalhador poderá participar, até o dia da festa haverá urnas espalhadas pelos órgãos públicos da cidade para que os trabalhadores possam preencher os cupons e depositar nas urnas. 
Sorteio
Haverá mudanças neste ano. 15 motos serão sorteadas e a ideia é sortear uma moto por categoria. A mudança foi apresentada pelo presidente da Nova Central em Goiás, Mauro Zica, em durante uma Assembleia Pública e todos foram a favor. Ele (Mauro) acredita que uma moto por categoria pode aumentar as chances do ganhador e é uma forma de premiar todas as categorias.


Fonte : Assessoria de Imprensa da FESSPUMG/ Por Kamilla Gadêlha

Debate vai discutir 101 propostas da CNI em tramitação no Congresso Nacional

O Fórum Sindical Estadual das Centrais Sindicais em Goiás convida todos os Dirigentes de todas as Entidades Sindicais que representam o trabalhador e o servidor público do Estado de Goiás para participarem do Fórum de debate que discutirá as 101 propostas da CNI que estão em tramitação no Congresso Nacional. O debate será realizado na próxima segunda-feira (22/04) às 9 horas na ESA (Escola Superior da Advocacia da OAB)- Rua 101 nº 123 Setor Sul- Goiânia-GO.

A criação do Fórum foi uma estratégia desenvolvida para somar força, unindo todas as Centrais Sindicais (NCST-GO, CUT, CTB, FORÇA SINDICAL e UGT) em defesa dos mesmos interesses em prol do trabalhador.

O Presidente da Nova Central em Goiás ( NCST-GO) e também da FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás), Mauro Zica Júnior, destaca a importância do Fórum, sobretudo da participação dos dirigentes e representantes de cada Entidade Sindical. Para ele (Mauro) a união das centrais é um fortalecimento da luta sindical para garantir a realização dos direitos dos trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FESSPUMG/ Por Kamilla Gadêlha

quinta-feira, 11 de abril de 2013

FESSPUMG participa de uma reunião na cidade de Alto Paraíso/GO para discutir a possibilidade da criação de um sindicato para os servidores públicos

Foto: FESSPUMG participa de uma reunião na cidade de Alto Paraíso/GO para discutir a possibilidade da criação de um sindicato para os servidores públicos

         No sábado do dia (06/04) a FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás), esteve, através de seus assessores sindicais, em Alto Paraíso/GO, onde participaram de reunião com alguns servidores públicos municipais, para discutirem a possibilidade da criação de um sindicato para a categoria.

O vereador Carlos Cesar Mariano de Souza entrou em contato com a FESSPUMG, na possibilidade de fundar um sindicato na sua cidade. A federação marcou uma data para a primeira reunião, esta que ocorreu no último dia 06/04, o objetivo foi esclarecer dúvidas e informar sobre como funciona um sindicato para os servidores presentes. Durante a reunião foi escolhido um coordenador para dar inicio aos trabalhos, no qual foi eleito o Dr. Luciano Gomes dos Santos, assessor sindical Jurídico da FESSPUMG, o Vereador Carlos Cesar e a secretaria Renata Giordana dos Santos. 

O vereador Carlos Cesar deu início e agradeceu à presença de todos os servidores e assessores sindicais da FESSPUMG, o vereador ressaltou a importância da criação de um sindicato para a categoria, pois o sindicado é o que garante e que vai atrás dos direitos dos servidores. O assessor sindical Luciano Gomes, complementa que o sindicato visa defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, Luciano agradeceu a oportunidade do vereador Carlos Cesar ao estar ali participando de um ato importante para os servidores, em seguida o assessor sindical passou a palavra para o assessor sindical, Eder Correia da Cruz, que explicou como funciona a FESSPUMG, CSPB, e a NSTC –GO. 

Carlos finalizou a reunião agradecendo a todos mais uma vez e disse ainda que por votação, o sindicato seja criado no dia 03/05 deste ano, com toda formalidade do MTE, sendo assim ele passou a responsabilidade para a federação publicar o edital de convocação para criação do sindicato que dentro em breve estará pronto.No sábado do dia (06/04) a FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás), esteve, através de seus assessores sindicais, em Alto Paraíso/GO, onde participaram de reunião com alguns servidores públicos municipais, para discutirem a possibilidade da criação de um sindicato para a categoria.

O vereador Carlos Cesar Mariano de Souza entrou em contato com a FESSPUMG, na possibilidade de fundar um sindicato na sua cidade. A federação marcou uma data para a primeira reunião, esta que ocorreu no último dia 06/04, o objetivo foi esclarecer dúvidas e informar sobre como funciona um sindicato para os servidores presentes. Durante a reunião foi escolhido um coordenador para dar inicio aos trabalhos, no qual foi eleito o Dr. Luciano Gomes dos Santos, assessor sindical Jurídico da FESSPUMG, o Vereador Carlos Cesar e a secretaria Renata Giordana dos Santos.

O vereador Carlos Cesar deu início e agradeceu à presença de todos os servidores públicos municipais e assessores sindicais da FESSPUMG, o vereador ressaltou a importância da criação de um sindicato para a categoria, pois o sindicado é o que garante e que vai atrás dos direitos dos servidores. O assessor sindical Luciano Gomes, complementa que o sindicato visa defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, Luciano agradeceu a oportunidade do vereador Carlos Cesar ao estar ali participando de um ato importante para os servidores, em seguida passou a palavra para o assessor sindical, Eder Correia da Cruz, que explicou como funciona a FESSPUMG, CSPB, e a NSTC –GO.

Carlos finalizou a reunião agradecendo a todos mais uma vez e disse ainda que por votação, o sindicato seja criado no dia 03/05 deste ano, com toda formalidade do MTE, sendo assim ele passou a responsabilidade para a federação publicar o edital de convocação para criação do sindicato que dentro em breve estará pronto.



Andrelina Covolo

FESSPUMG realizará a primeira “FEDERAÇÃO ITINERANTE” em Jaraguá

A FESSPUMG (Federação das Entidades Sindicais de Servidores Públicos do Estado de Goiás) convida todos os servidores públicos e seus dependentes para participarem do primeiro Movimento Sindical “FEDERAÇÃO ITINERANTE”, realizado no próximo dia 13 pela FESSPUMG em parceria com o Sindicato dos Funcionários Públicos de Jaraguá (Sindijaraguá). 

“FEDERAÇÃO ITINERANTE” foi uma ação idealizada pelo presidente da FESSPUMG, Mauro Zica Júnior, para levar a cada sindicato filiado à FESSPUMG o atendimento sindical que a Federação oferece em sua sede. 


O primeiro será realizado na cidade de Jaraguá na sede do Sindijaraguá (Avenida Bernardo Sayão, Quadra A, Lote 1 – Jardim Vera Cruz) durante todo o dia e oferece assistência odontológica, assistência oftalmológica, assistência jurídica, ação preventiva (Controle da Hipertensão, Diabetes, prevenção contra o Câncer de Mama e outros exames), salão de beleza, orientação para saúde bucal e inscrições para cursos de qualificação profissional. 

A Organização Itinerante oferece ainda durante todo o dia atividades recreativas para as crianças que participarem como: pula-pula; escorregador e sorteio de vários brindes.

No final do evento todos os participantes receberão um certificado de participação. 

O presidente da FESSPUMG agradece a parceria com o Sindijaraguá e abre as portas da Federação para todos os sindicatos filiados que desejarem levar este Movimento Sindical para a sua cidade. 

Kamilla Gadêlha