Revista Planeta Sindical

Lançada em 2010 a revista Planeta Sindical é um veículo de comunicação que trata prioritariamente das questões ligadas à luta da classe trabalhadora e do movimento sindical por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Direcionada especificamente a todas as formas de lutas dos trabalhadores e do sindicalismo, o objetivo de sua publicação é informar sobre todos os acontecimentos do movimento sindical, fazendo a noticia girar até você leitor, com agilidade e clareza dos fatos. Com matriz em Goiânia e filial em Brasília, é editada pela Via Direta Comunicação e dirigida por experientes jornalistas da área sindical e trabalhista do Estado de Goiás e de Brasília, a revista abrange a cobertura de matérias em nível nacional.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Ministério do Trabalho deve concluir minuta sobre registro de novos sindicatos até quinta-feira


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverá apresentar, até a próxima quinta-feira (5), uma minuta sobre a nova portaria que irá regular o registro dos sindicatos. O texto da nova portaria será então encaminhado as centrais sindicais para, até a segunda semana de julho, ser concluído. O assunto foi discutido no dia (29/06) durante encontro do Ministro do Trabalho, Brizola Neto, com as centrais sindicais em São Paulo.

Após a reunião, o ministro disse que a portaria regula o registro dos sindicatos tem um caráter muito subjetivo e acaba tornando possível uma interferência indevida do Ministério no processo de organização dos trabalhadores.

“Vamos produzir uma primeira portaria que torne os regramentos mais objetivos, mais claros e não permita ao Ministério estar discernindo quem não deve ter registro. E sim, quem cumpriu os requisitos básicos e quem não cumpriu para receber ou não a concessão do registro sindical”, declarou.
De acordo com o ministério, há no país, hoje, 14.552 sindicatos: 4.639 patronais e 9.913 de trabalhadores. De janeiro a abril, o MTE recebeu 336 pedidos para a criação de sindicatos.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. Eu, Eduardo Fortunato citarei alguns motivos que me levaram a ciar um sindicato:

    Abuso dos patrões
    profissão não regulamentada
    admissão de pessoas sem qualificação para trabalhar na área de salvamento aquático
    variação salarial
    inexistência de direitos trabalhistas
    assédio moral
    empresas inescrupulosas dando vários calotes nos trabalhadores de salvamento aquático
    falta de amparo da CLT
    e se quiser eu citarei muitos e muito mais.
    Agora me digam, nós os salva-vidas do Brasil merecemos um sindicato para nos salvar ou não?

    ResponderExcluir