Revista Planeta Sindical

Lançada em 2010 a revista Planeta Sindical é um veículo de comunicação que trata prioritariamente das questões ligadas à luta da classe trabalhadora e do movimento sindical por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Direcionada especificamente a todas as formas de lutas dos trabalhadores e do sindicalismo, o objetivo de sua publicação é informar sobre todos os acontecimentos do movimento sindical, fazendo a noticia girar até você leitor, com agilidade e clareza dos fatos. Com matriz em Goiânia e filial em Brasília, é editada pela Via Direta Comunicação e dirigida por experientes jornalistas da área sindical e trabalhista do Estado de Goiás e de Brasília, a revista abrange a cobertura de matérias em nível nacional.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Seguridade aprova três folgas no ano para fazer exame preventivo de câncer

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou no dia 30 de Maio, duas emendas do Senado a uma proposta da Câmara que permite ao trabalhador ausentar-se do serviço, sem corte no salário, para realizar exames preventivos de câncer. A medida está prevista no Projeto de Lei 843/07, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), aprovado pela Câmara em 2008.

Uma das emendas do Senado restringe as faltas a no máximo três dias a cada 12 meses trabalhados. A outra elimina o primeiro artigo, que praticamente repetia a ementa da proposta.

O relator, deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), recomendou a aprovação das modificações por entender que elas aprimoram o texto. Em relação à restrição ao número de faltas, ele disse que a medida evitará possíveis abusos. “Não são necessários mais do que três dias para a realização desses exames. É claro que, caso venha a ser diagnosticada doença maligna, será necessário período maior, mas já não se trata de exames preventivos”, observou.


A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), que já prevê outras situações em que o empregado pode faltar ao trabalho sem prejuízo do salário.

Tramitação
As emendas ainda serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, serão votadas pelo Plenário.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário