Por Andrelina Covolo - Agência Nova Central
O FSM (FORUM SOCIAL TEMÁTICO) será um evento que reunirá pessoas interessadas por um mundo melhor e sustentável, onde temas importantes serão discutidos. O evento tem como objetivo reunir e compartilhar informações relevantes e diferenciadas divididas em diversos temas e grupos de pessoas, a proposta do evento é também discutir a eficácia dos processos de participação e democratização conquistados pelos movimentos sociais dentro dos limites do sistema capitalista e o quanto estes espaços podem, realmente, promover mudanças estruturais que superam a pobreza e a desigualdade social. Ao todo serão 1.800 oficinas temáticas, abarcando várias questões importantes para a classe trabalhadora e para toda a sociedade.
FSM Temático PORTO ALEGRE é um evento que terá como eixo, os temas da Democracia e Cidades Sustentáveis, rumo ao FSM da Tunísia.
Além de criar um espaço de discussão sobre o controle social, a ética, a democracia e facilitar a importância do evento, se fazem por meio das trocas de experiência. Programar novas ações, tais como, o apoio ao fortalecimento da agricultura familiar, o apoio à economia social solidária e a inversão de prioridades reduzindo investimentos nos grandes empreendimentos e apoiando as ações de desenvolvimento regionais e locais. Uma melhor vida social e de direito, também é um dos objetivos do encontro.
Outro tema que será discutido é Cidades Sustentáveis, que vem sendo destacado nos últimos tempos e que envolve toda uma mudança para uma nova evolução. As pessoas vêm procurando se adaptar a essa geração com um olhar mais voltado à questão ambiental, de forma a lançar desafios para transformar os grandes centros urbanos em cidades mais justas, sustentáveis e com mais qualidade de vida. A realização do evento será uma porta aberta para a edição centralizada do FSM que se realizará na Tunísia no mês de Março de 2013.
A articulação do encontro tem como objetivo fortalecer as experiências Árabes e de aproximar o FSM do centro da crise capitalista na Europa. Ocorre que esta edição será realizada em março por questões logísticas e políticas, daí que as datas de contraposição ao Fórum Econômico de Davos restaram vagas.
Diversas participações tanto do poder público, privado, de classes sindicais e sociais e várias outras de diferentes opiniões e segmentos, estão confirmadas, sabendo que as atividades do fórum foram distribuídas por diversos temas segmentados e diferenciados para um mundo social e relevante, tais como: Mundo do Trabalho, Mundo Ambiental, Mundo da Criança, Mundo da Mulher, Mundo dos Aposentados, Mundo da Igualdade Racial, Mundo das Águas, Mundo Mineral, Mundo da Economia Solidária, Mundo da Comunicação e outros.
A Nova Central tem participação atuante e destacada
A Nova Central Sindical de Trabalhadores integra a coordenação do Fórum Social e vai realizar oficinas, seminários, terá uma barraca para reuniões e um acampamento da juventude.
Durante o FÓRUM, onde irá promover várias oficinas, com temas importantes como: Saúde Ocupacional, Cerrado Brasileiro, Preservação da Amazônia, Comunicação e outros.
Para o presidente nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Calixto Ramos, este encontro servirá para unir forças na busca de um mundo melhor, “é preciso discutir temas de tamanha importância para buscarmos melhorias para um crescimento social, um mundo de igualdade para todos, acredito que um mundo melhor e mais justo seja possível” finalizou.
Revista Planeta Sindical
- Notícias do Sindicalismo
- Lançada em 2010 a revista Planeta Sindical é um veículo de comunicação que trata prioritariamente das questões ligadas à luta da classe trabalhadora e do movimento sindical por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Direcionada especificamente a todas as formas de lutas dos trabalhadores e do sindicalismo, o objetivo de sua publicação é informar sobre todos os acontecimentos do movimento sindical, fazendo a noticia girar até você leitor, com agilidade e clareza dos fatos. Com matriz em Goiânia e filial em Brasília, é editada pela Via Direta Comunicação e dirigida por experientes jornalistas da área sindical e trabalhista do Estado de Goiás e de Brasília, a revista abrange a cobertura de matérias em nível nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário