Nova Central – No início do ano, quais foram às atuações prioritárias da Nova Centra do RJ?
Sebastião José – Em janeiro, as mobilizações que fizemos trataram dos salários municipais e regionais. Com o projeto desenvolvido no Conselho Municipal, junto ao governo, conseguimos avançar em alguns pontos. No entanto, não houve consenso com os empresários, que resistiram em relação ao piso salarial, um dos fatores que mais influenciam os sindicatos do Rio de Janeiro. Apesar disso, iremos continuar nos mobilizando e trabalhando em favor dessas e tantas outras questões relacionadas aos trabalhadores.
Nova Central – Em relação ao momento atual, quais seriam as possíveis estratégias para pressionar o governo federal e ver as reivindicações dos trabalhadores atendidas?
Sebastião José – Deveríamos trabalhar para pressionar o governo em função das nossas principais bandeiras de lutas; como as questões voltadas ao fator previdenciário. E para que tenhamos maior êxito em nossas reivindicações seria necessário que a Nova Central mobilize o sentimento do colegiado aproveitando o momento atual para pressionar, com a formulação de uma bandeira unificada, que trate dos assuntos de interesse da classe trabalhadora, como por exemplo, redução da jornada de trabalho para 40h semanais.
Nova Central – Quais são os setores com maior representatividade na Nova Central do RJ?
Sebastião José – A Central do Rio tem 97 sindicatos consolidados e 9 federações, sendo que dos 21 sindicatos do setor de transporte, 17 estão na Nova Central. Outro setor que tem uma representação expressiva é a categoria dos servidores públicos que dos 27 existentes, 21 são filiados à Nova Central. Tem também os vigilantes e a área da construção civil, sendo que este último é mais segmentado.
Nova Central – A agenda para as próximas atividades realizadas em conjunto com a Nova Central Nacional. Cite algumas?
Sebastião José – Iremos nos mobilizar para a “7ª Marcha das Centrais”, no dia 6 de março. Tem também o Congresso estadual, marcado para ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro, onde contaremos com a participação efetiva da Nova Central. O 1º de maio unificado com as 4 centrais sindicais (FS, CUT, UGT e CTB) na Apoteose (RJ), com os preparativos já bem encaminhados. Temos um projeto importante voltado para a área da comunicação da NCST/RJ que é a implantação da TV Web. Esta TV vem para melhorar ainda mais, a estrutura de comunicação existente, visando atender os sindicatos filiados à NCST.
Fonte: Agencia Nova Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário